segunda-feira, 16 de junho de 2008

Rap, mais que um estilo musical



Foto em homenagem a Mauro Mateus dos Santos, o Sabotage que sempre levantou a bandeira do Rap compromisso, ele foi assassinado na porta de casa aos 29 anos, em São Paulo, em 24 de Janeiro de 2003.

A termo RAP significa rhythm and poetry ( ritmo e poesia ). Esse gênero musical foi criado nos Estados unidos,
nos bairros pobres de Nova york, nos anos 70. Jovens de origens negra e espanhola, em busca de um novo tipo de som, criaram o rap.
O rap tem uma batida rápida e acelerada e a letra vem como um discurso, com muita informação. Quase sempre as letras falam das dificuldades de vida de pessoas pobres, criticam a política e a hipocresia da sociedade é um trabalho super legal, mas tem muita gente que confunde os cantores de rap com marginais e criticam suas letras por usarem palavrões e uma linguagem muito popular, o que essa galera não sabe é o rap é uma forma de expressão, uma forma de muita gente que nunca foi ouvida na vida, falar o que pensa, sem regras nem nada, é o porta voz de várias verdades que as pessoas tem vontade de dizer mas não tem coragem. Tem rapper com muito mais consciência social do que uma porrada de político por aí.É isso pessoal, o que eu queria falar é que eu curto rap, não só pelo som (que é otimo por sinal) mais também pelo lado social, que de uma forma diferente e mais sincera fala de todo tipo de assunto. E que preconceito não tem nada haver, respeito é bom e todo mundo gosta ;)
ahh quem quiser ouvir um rap de qualidade vão ai minhas dicas: Racionais mc's, MV Bill, GOG, Facção central. :D:D


Vídeo ai, com uma musica pra muita gente pensar (y)






10 comentários:

Bruno disse...

gostei do jeito q vc enfatizou no assunto...é verdade mesmo o rap é uma arte e muitas pessoas tem preconceito com quem curte a musica acha q vai seguir o crime e q os cantores são marginais
essa idéia tem q ser abolida
parabénss

..
*

Yasmin disse...

concordo plenamente contigo celle, rap não é uma musica qualquer e sim uma nova forma de manifestar tudo que acontece em nossa volta, afinal nos temos a liberdade de expressão né? sem contar que a batida do rap é muuito empolgante uhsuashusha!
gostei! =D

=***

Gustavo Lunkes disse...

gostei muito do seu post, apesar de eu não gostar muito de rap mas não tenho preconceito com quem gosta e ja vi muita gente falando que cantor de rap é bandido e acho que isso não tem nada a ve.

Bábara Ramos disse...

Confesso que nao sou muito chegada nesse estilo...
Mas as letras realmante possuem uma msg importante, eles so têm uma maneira diferente de ser expressar para a sociedade!
Adimiro que escreve certas letras, RAP tambem e uma arte...
amei teu post =D
bejo...

Carolina Caminha disse...

Eu morria e não sabia que rap significava isso.! :O
Poxa, legaaaal.! x) Heuheuheuhe.!
-
Eu gosto só de alguns tipos de rap, num curto as batidas de racionais,por exemplo,não sei porque. Mas fato é que tenho verdadeira admiração pelos caras...Fazer poesia com música(viva seu post.!) é arte.! E ainda acima de tud é poesia moralista, que tem um sentido legal, pra fazer a pessoa pensar mesmo.!

òtimo post gata.! Beijo.!

Amanda Porto disse...

Marcelle,gostei do assunto abordado e acho que o rap é um ritmo como outro qualquer, onde muitos não gostam pelo simples motivo de ter um grande preconceito. Não podemos criticar ninguém só por gostar desse tipo de som, pois é igual ao que outros não gostam, o que muda é o estilo e o ritmo que são totalmente diferentes.

Pauliinha_a.! disse...

cellee, adorei o post.!

realmente o preconceito existe e muito! as pessoas julgam o cantores pelo fato das letras serem tão críticas, e tantas vzs possuírem uma linguagem mais "pesada", mais eles apenas tem a coragem de falar sobre uma realidade que muitos vivem de uma forma popular e altamente crítica.! ^^

=** beijão, parabééns!

Júlia Lopes disse...

marcelle!

rap é ums dos estilos musicais que curto! mais o preconceito em relação a ele é muito grande ainda!
deve ser pelo fato das letras que falam de ua realidade tão sofrida e muitas vzs q as pessoas escondem, em vez de expressar o passam, o que sentem, em uma sociedade tão cheia de problemas!

adorei! =** beijO

Thiago disse...

Rap é um stilo que é mutio discriminado msm,mais nois devemos acabar com isso,preconceito é pa quem é boiola.. kkkkk

Beatriz Gomes disse...

Celle eu concordo contigo.
O rap ele mostra a realidade o que ta acontecendo na socieda mas as pessoas não querem ve não querem acreditar!

muito boom amor ameei ^^'

:*